Depois da obediência, o que?

Marcos 6:45: “Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele...”

Somos capazes de pensar que, se Jesus insistir conosco e nós o obedecermos, Ele nos conduzirá a grande sucesso. Nunca devemos considerar nossos sonhos de sucesso como o propósito de Deus para nós; Seu propósito pode ser exatamente o oposto. Nós temos uma idéia de que Deus está nos conduzindo a um fim particular, um alvo desejado; Ele não está. A questão de chegar a um fim particular é um mero incidente. O que chamamos de processo, Deus chama o fim.

Qual é o meu sonho do propósito de Deus? Seu propósito é que eu dependa Dele e de Seu poder agora. Se eu posso permanecer em meio da turbulência calmo e sem perplexidade, este é o fim do propósito de Deus. Deus não está trabalhando para um fim particular; Seu fim é o processo – que eu O veja andando sobre as ondas, sem praia à vista, nem sucesso, sem alvo, apenas a absoluta certeza de que está tudo certo porque eu o vejo andando no mar. É o processo, não o fim, que é glorificação a Deus.

O treinamento de Deus é para agora, não para daqui a pouco. Seu propósito é para este minuto, não para alguma coisa no futuro. Não temos nada a fazer com o depois da obediência; erramos quando pensamos no depois. O que os homens chamam de treinamento e preparação, Deus chama o fim.

O fim de Deus é capacitar-me a ver que Ele pode andar no caos de minha vida exatamente agora. Se nós temos um fim mais adiante, não prestamos atenção suficiente ao presente imediato: se nós percebermos que a obediência é o fim, então cada momento como ele é, é precioso.

(Oswald Chambers, My Utmost for His Highest, 28/07)